O que é Avaliação Neuropsicológica?
- Alessandra Datto
- 18 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de nov. de 2024

Por Alessandra Datto - CRP: 06/127458 - Psicóloga e neuropsicóloga ICHC-FMUSP
Durante o desenvolvimento infantil as crianças podem apresentar dificuldades de linguagem, atenção, dificuldade no desenvolvimento motor fino e grosso, etc. E que muitas vezes só é percebido essa dificuldade no momento em que a criança ingressa na escola. O que deixa os pais preocupados e de alguma maneira "perdidos" sem saber a qual profissional recorrer.
Buscam e passam muitas vezes durante um longo período longo por diversos profissionais mais não veêm uma melhora do quadro ou uma evolução muito lenta.
Esse post irá auxiliá-los a buscar o profissional adequado para que seu filho tenha um encaminhamento correto evitando assim desgaste emocional por parte de todos.
Diante do que foi dito acima quando a criança começa apresentar alguns dos sintomas descritos procure ajuda do pediatra ou neuropediatra, e também, busque ou pergunte ao seu médico sobre a avaliação neuropsicológica, pois o neuropsicólogo (psicólogo especialista em neuropsicologia) irá investigar as funções cognitivas e comportamentais dessa criança e assim através dessa avaliação os demais profissionais poderão de maneira mais acertada trabalhar as dificuldades apresentadas como também ter informação das habilidades já adquiridas.
Por isso a avaliação neuropsicológica é de suma importância para o processo de tratamento de qualquer criança que esteja apresentando atraso do desenvolvimento e aprendizagem em geral.
O que é avaliação neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica é feita por intermédio de instrumentos como testes, inventários, escalas etc., padronizados para avaliação das funções cognitivas. Investiga o desempenho das habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas.
Quem pode realizar esse tipo de exame?
Psicólogo especialista em Neuropsicologia.
Qual a idade mínima?
Destinado para qualquer idade, desde bebê à idosos, que apresente alguma dificuldade motora, linguagem, memória, etc.
Quem pode solicitar?
Médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, pediatras, psicopedagogos, etc.
Principais indicações:
Doença de alzheimer e outros tipos de demências;
Diagnóstico diferencial entre depressão e demências
Epilepsia
TDAH
Dislexia
Disgrafia
Dificuldades de aprendizagem
Distúrbios psiquiátricos ou neuropsiquiátricos
Esclerose múltipla ou outras doenças neurodegenerativas
Distúrbios do desenvolvimento
Déficits causados por abuso de drogas e álcool e outras substâncias
Lesões cerebrais decorrentes de traumatismos
AVC ou “derrame”.
Comments